quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cuidados redobrados com a pele e o cabelo

Eis que surge o frio. (Aqui em BH tá demais,faço idéia no Sul...rs) E nessa época do ano, além da dificuldade da maioria das pessoas de sair da cama cedo e da necessidade de estarem sempre agasalhadas, elas precisam redobrar os cuidados com a pele e os cabelos.

A verdade é que eles são os mais prejudicados com a baixa temperatura. O ar seco e as baixas temperaturas desidratam da pele, pois nessa época diminui a água e óleo que temos naturalmente em nossa pele.
Os cabelos também sentem os efeitos do frio, afinal eles ficam expostos à baixa umidade, vento, chuveiro quente e secadores. Com isso, há um ressecamento dos fios, surgimento de pontas duplas e aspecto desvitalizado. (E eu particularmente, no verão já tomo banho morno, no inverno é chuveiro pelando!)

Tenho algumas dicas legais para você aproveitar o que o inverno fornece!

Primeira vantagem do frio: Os meses de baixa temperatura são os mais adequados para iniciar tratamentos faciais profundos, que causam descamação na pele. É dureza ouvir da nossa dermatologista "Você tem que ficar loooonge do sol". Como que a gente foge dele no verão?!

Você pode tratar vários tipos de manchas, como:
Sardas: pontinhos de tom castanho que aparecem em pessoas claras.
Melasmas: manchas castanhas que surgem por predisposição genética, sol em excesso, gravidez e uso de anticoncepcionais.
Lesões: resquícios de picadas de insetos, arranhões, queimaduras e acnes na pele.


Te recomendo o Peeling: Esse tratamento promove a troca das camadas superficiais da pele, eliminando manchas e rugas, além de deixá-la mais lisa e homogênea.
Peeling químico: a aplicação de substâncias químicas depende do grau de estrago da pele. Dessa forma, o tratamento pode ser superficial, médio ou profundo.
Peeling de cristal: consiste em um aparelho que emite grânulos de hidróxido de alumínio.

Também recomento Tratamentos a laser: Esse tipo de tratamento é recomendado quando manchas de sol e hormonais, sardas ou rugas forem mais acentuadas. O laser atravessa a superfície da pele e atinge pigmentos específicos, como a melanina.

Existem também os Ácidos: Os ácidos são recomendados apenas para as marcas mais claras, pois promovem a renovação celular, mas não são capazes de eliminar as manchas escuras.

Existem algumas substâncias (manipuladas por dermatologistas ou encontradas em farmácias) que combatem as manchinhas de forma eficaz, como ácido glicólico e retinóico, hidroquinona, entre outras.

Segunda vantagem do frio: Abusar dos velhos Cuidados caseiros:
Pele e rosto: É imprescindível o uso do filtro solar, mesmo durante o inverno. Para as mulheres antenadas e vaidosas, já há no mercado produtos que protegem e uniformizam a pele, como protetores solar com cor de base ou maquiagem com proteção contra raios UVA e UVB.
Uso de cremes um pouco mais oleosos para formar uma película resistente e protetora. Os mais indicados, segundo a especialista, são produtos que contenham óleos essenciais, como o de macadâmia, prímula, borage, manteiga de karité, silicones hidrossolúveis, vitaminas A, C e E.
Lábios: Área do rosto que não tem chance de ser protegida em nenhum momento, em função da constante exposição, é a primeira a sofrer, podendo apresentar rachaduras, descamações ou irritações. Então, utilize batons com hidratantes e vitaminas (C e E). À noite, é válido usar manteiga de cacau ou batons hidratantes sem perfumes ou conservantes.


Cabelos: O ideal é aplicar sobre os cabelos substâncias reparadoras visando fechar as cutículas que recobrem os fios. Dermatologistas sugerem aminoácidos da seda e do trigo, queratina hidrolisada, os silicones, o D-Pantenol, que vão ajudar na preservação dos fios, além de proporcionarem um aspecto muito mais brilhante e saudável.


Produtos YES! recomendados: Óleo em creme hidratante: Possui dupla ação: sobre a pele seca, age como hidratante; na úmida, atua como óleo para banho. Combate o ressecamento superficial da pele, que causa a aparência esbranquiçada de cotovelos, joelhos, pernas e pés, proporcionando hidratação prolongada. Contém silicones, vitamina E e extratos de algas marinhas, substância rica em sais minerais, fibras e proteínas.

Creme de pentear de Frutas Exóticas: Facilita o pentear, hidrata e reduz o efeito frisado nos fios mais curtos e rebeldes. Enriquecido com silicone, extratos de romã, lichia, bambu e pantenol, tem efeito condicionante, deixando os cabelos macios, saudáveis e mais resistentes. Sem enxágüe, proporciona proteção de longa duração.

Texto baseado em algumas dicas do site:
Mdemulher.abril.com.br e
cristianaarcangeli.terra.com.br

2 comentários:

  1. Boas dicas!O frio começa mes q vem por aqui!bjinhoss

    ResponderExcluir
  2. Florrr
    adorei as diks,aki no rio o tempo tah mega maluko e a gent tem q tah sempre cm o casako a tira colo,e não há pele nem kbelo q resista.
    bjoks

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pelo seu comentário e espero que este blog tenha te acrescentado alguma coisa =P

Volte quando quiser!